Alerta sobre derretimento da Antártica pode afetar Grêmio e Internacional
Principais clubes de Porto Alegre, os rivais Internacional e Grêmio podem ser prejudicados por conta de uma questão que envolve as mudanças climáticas no mundo. De acordo com o vice-presidente do Scientific Committee on Antarctic Research (Scar) e vice-pró-reitor de Pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jefferson Cardia Simões, o estado pode ser bastante impactado.
Segundo o pesquisador da Universidade, existe a ameaça dos declínios das frentes frias que chegam da Antártida, sendo uma consequência direta dos aquecimentos dos oceanos. Por conta disso, mudanças climáticas de alto nível alteram as temperaturas globais e os padrões climáticos de determinadas regiões, com foco direto no Rio Grande do Sul pela proximidade do oceano.
Na visão de Jefferson Cardia Simões, os clubes gaúchos teriam que se adaptar à possíveis mudanças da infraestrutura urbana, já que há uma projeção que indica um aumento de até 1,20 metro no nível do mar nos próximos 80 anos. O estudo aponta que é necessária uma preparação especializada para a costa brasileira, o que vai impactar o esporte e a sociedade como um todo.
Grêmio e Internacional ficam em alerta por condições climáticas
Ainda de acordo com o pesquisador, é necessário que sejam feitas políticas públicas para diminuir os impactos dessas mudanças climáticas da Antártida que terão um forte impacto no território gaúcho. Uma forma de garantir a diminuição dos riscos é começar a trabalhar formas mais sustentáveis de se viver, o que é um desafio para o Brasil e para todo o mundo.